Acompanhe os artigos do Blog Grandha sobre beleza, saúde, dicas de penteados, cortes, utilização dos nossos produtos e muito mais. O Blog Grandha conta com especialistas em todas as áreas da tricologia, o estudo do cabelo. O autor e editor do Blog Grandha é o gerente de comunicações da marca, Diego Martins. O consultor técnico é o diretor técnico do Grupo Mart'bel, do qual faz parte a Grandha, para o Brasil e a Europa, Celso Martins Junior, também consultor do programa Bem Estar da Rede Globo, vice-presidente da ABT - Academia Brasileira de Tricologia e professor do curso de pós-graduação em tricologia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, SP.

Dicas de beleza milenares das mulheres da China Antiga. Artigo exclusivo da Grandha.

5 dicas de beleza milenares das chinesas

Este artigo é o terceiro de uma série de 4 capítulos sobre dicas de beleza milenares.

Dicas de Beleza

A China é o terceiro maior país do mundo, sendo que sua área é a mais populosa do planeta, com mais de 1,3 bilhão de pessoas. Incrivelmente, a cultura chinesa da beleza feminina é consideravelmente homogênea ao longo de todo o país. Como veremos a seguir, as mulheres chineses sempre prezaram muito pelo realce de suas características naturais.

China Antiga

Mulher chinesa. Dicas de beleza milenares de culturas ao redor do mundo. Artigo exclusivo da Grandha.

As chinesas sempre possuíram características físicas pouco variáveis: cabelos longos, lisos e grossos e pele clara.

1. Pó de Ostra

As mulheres chinesas utilizavam o pó das conchas das ostras, ricos em aminoácidos, para rejuvenescer a pele. Sabemos hoje, que este pó realmente alivia inflamações, promove regeneração e diminui irritações da pele.

Dicas de beleza milenares das chinesas. Pó de ostra para rosto, pele e cabelo. Artigo Grandha.

2. Chá Verde e Chá Branco

Todo mundo sabe que os chineses têm o ótimo costume de beber muito chá verde e chá branco, dentre outros. Mas você sabe por quê? A dica de beleza aqui é que esses chás ajudam a perder peso e manter a pele mais jovem.

3. Folhas de Hortelã

Para quem sempre pensou porque as chinesas têm, até hoje, uma pele tão delicada, mesmo na velhice, saiba qual o motivo: de acordo com os costumes da China Antiga, as dicas de beleza para uma pele saudável eram as pastas de folha de hortelã aplicadas no rosto, servindo como clareador natural da pele.

4. Tremella

Princesas de diferentes dinastias chinesas confiavam seus rostos e cabelos aos encantos da tremella, um fungo branco muito delicado. Sabe-se, hoje, que a tremella é realmente um ótimo agente condicionador, com altos índices de vitamina D.

Dicas de beleza milenares das chinesas. Tremella para rosto, pele e cabelo. Artigo Grandha.

5. Infusões de Arroz

O arroz é o grão mais importante da cultura chinesa. Incrivelmente, pouco se sabe sobre seu tradicional uso cosmético. O arroz era imerso em água e a solução usada como um tônico tanto para a pele, como para o cabelo.


Curiosidade

A tradição chinesa tem na alimentação as suas dicas de beleza. Pele ou cabelo em más condições, por exemplo, requerem um tratamento do fígado para limpeza do sangue. As dicas de beleza das chinesas, quase sempre, acabam passando pelo estômago.

*As imagens neste artigo são ilustrativas. As técnicas acima foram descritas para fins informativos. A Grandha não incentiva suas aplicações.


Facebook da Grandha.


Dicas de beleza milenares das mulheres da Índia Antiga. Artigo exclusivo da Grandha.

5 dicas de beleza milenares das indianas

Este artigo é o segundo de uma série de 4 capítulos sobre Dicas de Beleza Milenares.

Dicas de Beleza

A Índia possui todos os tipos de pessoas vivendo em todos os tipos de lugares, de desertos secos e arenosos a florestas tropicais úmidas. Uma das mais antigas do mundo, a cultura indiana também possui suas dicas de beleza, muitas das quais perduram até hoje.

Índia Antiga

Mulher indiana. Dicas de beleza milenares de culturas ao redor do mundo. Artigo exclusivo da Grandha.

As indianas possuem características singulares que fazem com que sejam facilmente reconhecidas em todo o mundo. O povo em geral possui um tom de pele que varia de um quase caucasiano, até o negro, passando pelo pardo. Seus cabelos, porém, são quase exclusivamente lisos ou ondulados.

1. Banho de Leite

Há cerca de 3.000 anos, as dicas de beleza das princesas indianas era se banhar em leite. A pele provavelmente ficava muito sedosa e hidratada; mas quanto leite desperdiçado, não?

2. Máscara de Banana

Para se livrar das rugas, uma das dicas de beleza das mulheres das altas castas indianas era aplicar máscaras de banana. Isso era recomendado especialmente para mulheres um pouco mais maduras e com tendências naturais para uma pele mais seca.

A aplicação da máscara de banana é uma das dicas de beleza oriunda de tempos remotos na Índia. Tira rugas e faz bem à pele seca. Dicas de Beleza Grandha.

3. Canela, Açafrão e Iogurte

Essa mistura era utilizada para combater acne e pele oleosa, com propriedades antissépticas, dava um resultado cheio de maciez, leveza e equilíbrio da oleosidade.

4. Kajal

As antigas indianas usavam o kajal como delineador. Trata-se de um composto natural, utilizado até hoje, que naquela época era obtido de uma mistura de óleos de mamona e coco, além da henna.

5. Henna, Coco e Shikaia

Muitos ingredientes naturais eram utilizados para o cuidado dos cabelos. A principal dica de beleza das indianas, no entanto, era o uso do óleo de coco diariamente nos fios. A henna também era utilizada como forma rudimentar de coloração.

A aplicação da óleo de coco no cabelo é uma das dicas de beleza oriunda de tempos remotos na Índia. Hidratante poderoso, deixa o cabelo com brilho, maciez e força. Dicas de Beleza Grandha.

Curiosidade

Na Índia, as dobras e cores das roupas são vistas com muita importância para classificação de importância social, no sistema de castas. No passado, e de acordo com a região, uma mulher poderia ser vista tanto como uma prostituta ou uma pessoa santa, dependendo apenas da maneira como ela partia o seu cabelo.

*As imagens neste artigo são ilustrativas. As técnicas acima foram descritas para fins informativos. A Grandha não incentiva suas aplicações.


Facebook da Grandha.


Dicas de beleza milenares das mulheres da Grécia Antiga. Artigo exclusivo da Grandha.

5 dicas de beleza milenares das gregas

Este artigo é o primeiro de uma série de 4 capítulos sobre Dicas de Beleza Milenares.

Dicas de Beleza

Existe algo a respeito da história e cultura dos povos antigos que fascina a todos nós. O conjunto de padrões de beleza e práticas cosméticas é parte primordial da cultura de qualquer povo, pois mostra visualmente qual é a sua impressão do mundo à sua volta. Hoje vamos falar rapidamente sobre algumas dicas de beleza bem interessantes das mulheres da Grécia Antiga.

Grécia Antiga

Mulher grega. Dicas de beleza milenares de culturas ao redor do mundo. Artigo exclusivo da Grandha.

As gregas tinham um perfil muito bem definido: cabelos longos, geralmente ondulados, pele clara.

1. Azeite e Folhas de Oliveira

Na Grécia, a oliveira sempre foi considerada sagrada por conta de seus inúmeros benefícios para a saúde, pele e cabelo. O azeite proveniente das azeitonas era aplicado nos cabelo como hidratante e na pele contra queimaduras do sol. Já as folhas da árvore eram transformadas em pasta para aplicação na pele, evitando manchas.

Oliveira com todos os benefícios do azeite de oliva para o cabelo, pele e saúde em geral. Dicas de beleza valiosas das gregas.

2. Mel

As propriedades antibacterianas e de clareamento do mel foram descobertas pelas gregas já em tempos muito antigos. Elas costumavam misturar o mel com o azeite para usar a solução como máscara facial e creme para o corpo. Essa dica de beleza provavelmente deixava suas peles mais brancas e macias.

3. Limão, Vinagre e Sol

Um composto de limão e vinagre era passado nos cabelos para clarear os fios. Isso mesmo: bastava aplicar a solução com cuidado, sem contato com a pele, para depois expor os cabelos ao sol. Curiosamente, hoje sabemos que o pH baixo favorece a coloração. Porém, vale lembrar que essa dica de beleza é perigosa: o suco do limão reage de forma muito agressiva se estiver em contato com a pele e for exposto ao sol.

4. Banho de Ervas

Naquela época, a primeira das dicas de beleza de qualquer mulher grega para se perfumar era tomar banho em infusões de ervas. Os gregos todos coletavam várias folhas e plantas e depois as secavam. Posteriormente, eles aplicavam essas folhas secas numa infusão em banhos termais, junto com outros minerais, como sal marinho.
Banho de ervas com sais minerais e sal marinho. Dicas de beleza das gregas antigas para o Blog Grandha.

6. Algas Marinhas

As algas marinhas eram amplamente utilizadas como máscara facial na Grécia Antiga. Elas as moíam numa solução com água e aplicavam a pasta diretamente no rosto para um brilho radiante.

Curiosidade

As mulheres casadas usavam coques ornamentados com flores silvestres e joias. Já as solteiras, sempre andavam com o cabelo cacheado e solto, para chamar a atenção de seus pretendentes.

*As imagens neste artigo são ilustrativas. As técnicas acima foram descritas para fins informativos. A Grandha não incentiva suas aplicações.


Facebook da Grandha.


Page 1 of 54123...Last