Acompanhe os artigos do Blog Grandha sobre beleza, saúde, dicas de penteados, cortes, utilização dos nossos produtos e muito mais. O Blog Grandha conta com especialistas em todas as áreas da tricologia, o estudo do cabelo. O autor e editor do Blog Grandha é o gerente de comunicações da marca, Diego Martins. O consultor técnico é o diretor técnico do Grupo Mart'bel, do qual faz parte a Grandha, para o Brasil e a Europa, Celso Martins Junior, também consultor do programa Bem Estar da Rede Globo, vice-presidente da ABT - Academia Brasileira de Tricologia e professor do curso de pós-graduação em tricologia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, SP.

6 mitos sobre produtos para cabelo. Artigo da Grandha Professional Hair Care.

6 Mitos sobre Produtos para Cabelo

Mitos sobre produtos para cabelo

Nos últimos anos, a internet nos trouxe ótimas oportunidades. Para quem gosta do assunto cabelo, ficou muito mais fácil buscar informações e trocar ideias com outras pessoas.

Ao mesmo tempo, é cada vez mais comum o surgimento de mitos sobre cabelos. Informações que surgem do nada, sem nenhum embasamento, e que se consolidam como se realmente fossem verdades.

Confira abaixo alguns dos apelos mais descabidos que circulam por aí há alguns anos:


1. Escova de Maionese

Na verdade, esse tópico pode ser dedicado a todas as escovas com os nomes mais malucos e exóticos do Brasil. Isso começou no auge da escova progressiva de formol, a alguns bons anos atrás. A escova de maionese, porém, merece o destaque! É incrível pensar que algumas pessoas estariam realmente dispostas a aplicar maionese no próprio cabelo. Conseguiu imaginar que belezinha de pasta isso viraria?

Escova de Maionese. 6 mitos sobre produtos para cabelo. Um artigo exclusivo da Grandha Professional Hair Care.


2. Hidratar com Formol

Esse mito seria engraçado se não fosse trágico. Muitas mulheres que sofreram – e muitas ainda sofrem – com os malefícios do formol, depois de se arrependerem, acabaram buscando alternativas para reverter a situação deplorável em que seus cabelos se encontravam. Existe, sim, alternativa para quem quer deixar o formol e o ácido glioxílico, mas não é aplicar ainda mais formol. A reaplicação pode disfarçar os efeitos por algum tempo, mas sabemos que o perigo só aumenta. Casos graves podem ser irreversíveis.

Formol para hidratar. 6 mitos sobre produtos para cabelo. Um artigo exclusivo da Grandha Professional Hair Care.


3. Shampoo sem Sal

O sal é usado na fabricação do shampoo convencional para prover uma capacidade maior de fazer espuma e controlar com mais precisão a sua viscosidade. Não existe nenhuma comprovação científica que o sal do shampoo prejudique o cabelo, até porque, suas concentrações normalmente são baixas. Além disso, o sal tem uma excelente solubilidade na água, sendo facilmente eliminado durante a própria lavagem. Vale lembrar que a comparação do shampoo com sal e da água do mar não é válida, já que a última contém muito mais sal concentrado.

Shampoo sem sal. 6 mitos sobre produtos para cabelo. Um artigo exclusivo da Grandha Professional Hair Care.


4. Gel sem Álcool

O álcool é responsável por solubilizar a fase oleosa da produção do gel. Isso significa que, sem álcool, qualquer gel convencional perde muito em potencial hidratante. Sendo assim, além do fato de que a presença do álcool – em baixa concentração, vale lembrar – não influi negativamente na saúde do cabelo, sua ausência ainda significa um produto sem muita qualidade, que não provê nenhum tipo de hidratação ao cabelo.

Gel sem álcool. 6 mitos sobre produtos para cabelo. Um artigo exclusivo da Grandha Professional Hair Care.


5. Pó Descolorante sem Amônia

Em primeiro lugar, é válido destacar que amônia é um gás. Portanto, a amônia não está no pó descolorante. Ela aparece somente na reação química que ocorre entre o produto e o cabelo, numa situação similar à do tioglicolato de amônio. Mas, enfim, a amônia que é liberada nessa reação representa algum malefício à saúde ou ao cabelo? A resposta é não. Basta que a aplicação seja feita por um profissional habilitado para o procedimento.

Pó descolorante sem amônia. 6 mitos sobre produtos para cabelo. Um artigo exclusivo da Grandha Professional Hair Care.


6. Anabolizante para Cabelo

Esse negócio de anabolizante para cabelo é uma reedição do antigo shampoo bomba que apareceu no Rio de Janeiro anos atrás. Isso é muito sério. Pra começar, esses tais shampoo bomba envolvem uma mistura de qualquer shampoo com Bepantol e Monovin A, um remédio de uso veterinário para reposição de vitamina A em animais debilitados. O Monovin A não promove qualquer ação benéfica sobre o cabelo, nem maior crescimento. Fora isso, a intoxicação de vitamina A pode causar vários problemas, dentre eles anemia, febre, enjoo, diarreia, problemas no fígado e queda de cabelo.

Anabolizante para cabelo. 6 mitos sobre produtos para cabelo. Um artigo exclusivo da Grandha Professional Hair Care.


Facebook da Grandha.


Dicas de beleza milenares das mulheres do Egito Antigo. Artigo exclusivo da Grandha.

5 dicas de beleza milenares das egípcias

Este artigo é o quarto de uma série de 4 capítulos sobre dicas de beleza milenares.

Dicas de Beleza

No norte da África, o Egito Antigo foi uma dos primeiros e mais importantes impérios do mundo antigo. Também nascidas às margens do extenso Rio Nilo, as mulheres egípcias atuais provavelmente não são muito diferentes das egípcias antigas: possuem uma variação maior de aparência, indo de cacheadinhos a lisos negros intensos, passando por caucasianos mistos e grossos. A pele é mais comumente parda.

Egito Antigo

Mulher egípcia. Dicas de beleza milenares de culturas ao redor do mundo. Artigo exclusivo da Grandha.

Pele parda e cabelos que variam do cacheadinho ao liso.

1. Sal do Mar Morto

Muitas mulheres egípcias usavam sal marinho do Mar Morto em seus banhos. De acordo com elas, o sal era um componente essencial para o rejuvenescimento da pele, especialmente no combate a inflamações e condições como a psoríase. Hoje, com os avanços da ciência, sabemos que o sal marinho realmente possui importantes elementos antissépticos e cicatrizantes. O uso dos sais de banho é ainda bastante popular no mundo todo.
Dicas de beleza milenares das egípcias. Sal marinho em banho para rosto e pele. Artigo Grandha.

2. Azeite e Óleo de Coco

A combinação de azeite e óleo de coco era muito popular como máscara facial ou loção para o corpo.

3. Henna

A henna era muito versátil nas dicas de beleza das egípcias, sendo muito popular para uso como delineador, tintura capilar e esmalte.

4. Alecrim, Mamona e Amêndoa

As dicas de beleza para queda capilar envolviam também uma solução com óleos extraídos do alecrim, da mamona e da amêndoa. A ideia era estimular o crescimento dos cabelos, ou pelo menos assim elas acreditavam.

5. Açafrão e Ocre Vermelho

Os tons amarelados, alaranjados e acobreados do açafrão – na imagem – e do ocre vermelho eram usados especialmente como sombra para os olhos e batom. Suas utilizações diretamente nos cabelos também eram comuns para prover tonalidades temporárias aos fios.

Dicas de beleza milenares das egípcias. Açafrão para rosto, pele e cabelo. Artigo Grandha.

Curiosidade

Quando pensamos no Egito Antigo, a primeira coisa que nos vem à mente é a Cleópatra, não é? A mulher que é um símbolo épico de sedução em todo o mundo, escreveu alguns livros sobre o tema beleza.

*As imagens neste artigo são ilustrativas. As técnicas acima foram descritas para fins informativos. A Grandha não incentiva suas aplicações.


Facebook da Grandha.


Dicas de beleza milenares das mulheres da China Antiga. Artigo exclusivo da Grandha.

5 dicas de beleza milenares das chinesas

Este artigo é o terceiro de uma série de 4 capítulos sobre dicas de beleza milenares.

Dicas de Beleza

A China é o terceiro maior país do mundo, sendo que sua área é a mais populosa do planeta, com mais de 1,3 bilhão de pessoas. Incrivelmente, a cultura chinesa da beleza feminina é consideravelmente homogênea ao longo de todo o país. Como veremos a seguir, as mulheres chineses sempre prezaram muito pelo realce de suas características naturais.

China Antiga

Mulher chinesa. Dicas de beleza milenares de culturas ao redor do mundo. Artigo exclusivo da Grandha.

As chinesas sempre possuíram características físicas pouco variáveis: cabelos longos, lisos e grossos e pele clara.

1. Pó de Ostra

As mulheres chinesas utilizavam o pó das conchas das ostras, ricos em aminoácidos, para rejuvenescer a pele. Sabemos hoje, que este pó realmente alivia inflamações, promove regeneração e diminui irritações da pele.

Dicas de beleza milenares das chinesas. Pó de ostra para rosto, pele e cabelo. Artigo Grandha.

2. Chá Verde e Chá Branco

Todo mundo sabe que os chineses têm o ótimo costume de beber muito chá verde e chá branco, dentre outros. Mas você sabe por quê? A dica de beleza aqui é que esses chás ajudam a perder peso e manter a pele mais jovem.

3. Folhas de Hortelã

Para quem sempre pensou porque as chinesas têm, até hoje, uma pele tão delicada, mesmo na velhice, saiba qual o motivo: de acordo com os costumes da China Antiga, as dicas de beleza para uma pele saudável eram as pastas de folha de hortelã aplicadas no rosto, servindo como clareador natural da pele.

4. Tremella

Princesas de diferentes dinastias chinesas confiavam seus rostos e cabelos aos encantos da tremella, um fungo branco muito delicado. Sabe-se, hoje, que a tremella é realmente um ótimo agente condicionador, com altos índices de vitamina D.

Dicas de beleza milenares das chinesas. Tremella para rosto, pele e cabelo. Artigo Grandha.

5. Infusões de Arroz

O arroz é o grão mais importante da cultura chinesa. Incrivelmente, pouco se sabe sobre seu tradicional uso cosmético. O arroz era imerso em água e a solução usada como um tônico tanto para a pele, como para o cabelo.


Curiosidade

A tradição chinesa tem na alimentação as suas dicas de beleza. Pele ou cabelo em más condições, por exemplo, requerem um tratamento do fígado para limpeza do sangue. As dicas de beleza das chinesas, quase sempre, acabam passando pelo estômago.

*As imagens neste artigo são ilustrativas. As técnicas acima foram descritas para fins informativos. A Grandha não incentiva suas aplicações.


Facebook da Grandha.


Page 1 of 55123...Last