Facebook Grandha.
Instagram Grandha
YouTube Grandha
Estresse e ansiedade: protocolos de aromaterapia com óleos essenciais para tratamento.

Estresse e Ansiedade: Protocolos de Aromaterapia com Óleos Essenciais

Compartilhe:

Ansiedade e Estresse Precisam Ser Tratados

No atual momento que estamos vivendo, muito se fala em estresse e ansiedade, assim como seus efeitos no organismo. Muitas pessoas estão vivenciando situações de estresse intenso e aumento da ansiedade. O estresse é uma reação comum do organismo frente a determinados estímulos externos ou internos – situações reais ou imaginárias de ameaça.

As respostas podem variar desde uma reação de emergência, como fantasia e formação reativa, até somatização, retração parcial, ruptura transitória do ego, psicose e suicídio. Um dos principais presságios do estresse é a ansiedade, uma apreensão deflagrada por algo que o indivíduo considera uma ameaça (BALDASSIN, 2006).

Mulher com estresse e ansiedade: protocolos de aromaterapia com óleos essenciais para tratamento.

Um dos principais presságios do estresse é a ansiedade.

As terapias complementares, como a aromaterapia – aplicação terapêutica dos óleos essenciais –, podem ajudar no alívio do estresse e redução da ansiedade. No que se refere a estresse e ansiedade, estudos mostraram a utilidade da aromaterapia, obtendo redução dos níveis de ansiedade e estresse após terapias com óleos essenciais em diversos grupos sociais (PERRY, 2006).

Segundo estudo realizado por Lyra et al. (2010); houve melhora significativa nos níveis de estresse e ansiedade no grupo tratado com aromaterapia; possivelmente, pelos efeitos descritos na literatura:

  • Os efeitos tônicos (revigorantes) e calmantes sistêmicos dos óleos essenciais após absorção pelo epitélio pulmonar e no sistema nervoso central (YAMADA, 2005);

  • Efeitos emocionais dos óleos essenciais no sistema límbico via bulbo olfatório (TISSERAND, 2009).

Como Aplicar Aromaterapia em Casos de Ansiedade

Com o uso dos óleos essenciais podemos estabelecer o equilíbrio da mente e dos sistemas do corpo, ocasionando bem-estar e, consequentemente, promovendo uma melhor qualidade de vida para as pessoas afetadas pelo estresse (TROVO; SILVA; LEÃO, 2003). Uma sugestão é utilizar os óleos no dia a dia num colar aromático, ou ainda pingar em algodão, para uso debaixo do travesseiro – apenas 2 gotas diariamente.

Podemos também pingar os óleos no difusor elétrico ou difusor com vela; 5 gotas do óleo essencial, diluídos num pouco d’água, durante 20 minutos no ambiente. Ou ainda em banhos: 15 gotas após encher a banheira, dissolvidas numa colher de sopa de óleo vegetal.

Abaixo, listarei algumas opções de óleos essenciais para te ajudar a manter os níveis de estresse controlados, com redução da ansiedade.

Difusor elétrico é ferramenta importante para a aromaterapia.

Óleos essenciais podem ser diluídos em água e vaporizadas no difusor elétrico.

Características de Alguns Óleos Essenciais

  • Lavanda Francesa: é calmante, relaxante e pode ser utilizado em qualquer estado de ansiedade, ajudando no equilíbrio da mente e do corpo;
  • Ylang Ylang: ajuda a aliviar tensões nervosas, ansiedade e problemas relacionados ao estresse. Traz conforto e harmoniza;
  • Laranja Doce: É um ótimo calmante. Auxilia a absorção de Vitamina C e combate a insônia decorrentes de ansiedade.
  • Gerânio: Com sua função reguladora sobre o sistema hormonal, é útil para quem sofre de tensão pré-menstrual e menopausa. Combate a ansiedade e a depressão.
  • Sândalo Amyris: O sândalo é uma árvore cuja casca é rica em propriedades medicinais, produz efeito calmante e refrescante na mente e no corpo.
  • Funcho doce: tem efeito calmante sobre o sistema nervoso, indicado para a redução de apetite e auxílio à digestão.
  • Bergamota: suas propriedades terapêuticas e medicinais são antisséptico, analgésico, digestivo e bactericida, são utilizados para combater o estresse pelos seus efeitos sedativos e energizante.
  • Cedro: suas propriedades terapêuticas e medicinais são sedativo, relaxante, adstringente, diurético, expectorante, repelente de insetos usados para ansiedade e estresse.
  • Cipreste: suas propriedades terapêuticas e medicinais são restaurador dos nervos e sedativo, além de ser adstringente, antisséptico e cicatrizante usados para irritabilidade e nervosismo.


Conheça a Linha de Óleos Essenciais Alkymia di Grandha

Blends Contra Ansiedade e Estresse

Blend Contra Ansiedade

No difusor:

  • 2 gotas de óleo de lavanda francesa
  • 2 gotas de óleo de bergamota
  • 1 gota de óleo de laranja doce


Em colar ou algodão:

  • 1 gota de óleo de funcho doce
  • 1 gota de óleo de cipreste

Blend Contra Estresse

No difusor:

  • 2 gotas de óleo de ylang ylang
  • 2 gotas de óleo de sândalo amyris
  • 1 gota de óleo de bergamota


Em colar ou algodão:
*Diluir num pouco de água

  • 1 gota de óleo de gerânio
  • 1 gota de óleo de cedro virgínia

Blend para Banhos Calmantes e Relaxantes

  • 5 gotas de óleo de lavanda francesa
  • 5 gotas de óleo de ylang ylang
  • 5 gotas de óleo de sândalo amyris
  • 15 ml de óleo vegetal de calêndula


Referências:
1. Baldassin SP, Martins LC, Andrade AG. Traços de ansiedade entre estudantes de medicina. Arq Med ABC. 2006;31(1):27-31.
2. Lyra, Cassandra Santantonio de; Nakai, Larissa Sayuri; Marques, Amélia Pasqual. Eficácia da aromaterapia na redução de níveis de estresse e ansiedade em alunos de graduação da área da saúde: estudo preliminar. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.17, n.1, p.13-7, jan/mar. 2010
3. Yamada K, Mimaki Y, Sashida Y. Effects of inhaling the vapour of Lavandula burnatii super-derived essential oil and linalool on plasma adrenocorticotropic hormone (ACTH), catechpolamine and gonadotropin levels in experimental menopausal female rats. Biol Pharm Bull. 2005;28(2):378-9.
4. Perry N, Perry E. Aromatherapy in the management of psychiatric disorders: clinical and neuropharmacological perspectives. CNS Drugs. 2006;20(4):257-80.
5. Tisserand R, Balacs T. Essential oil safety: a guide for health care professionals. London: Churchill Livingstone; 2009.
6. Trovo, M. M.; Silva, M. J. P da.; Leão, E. R. Terapias alternativas/complementares no Ensino público e privado: análise do conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem. Rev. Latino- Am. de Enfermagem. Ribeirão Preto. Vol 11. N 4. Agosto, 2003.


Erica Cacoci é autora do Blog Grandha.

Acompanhe nossas atualizações e novidades no Facebook Grandha.

Grandha Instagram. @grandhabrasil, siga-nos no Instagram.

Outros Artigos