Facebook Grandha.
Instagram Grandha
YouTube Grandha
Como lavar cabelo em tempos de pandemia.

Lavar Cabelo em Tempos de Pandemia: Dúvidas de Higienização Capilar

Compartilhe:

Lavar Cabelo Com Sabonete?

Por conta das campanhas de incentivo à higienização constante das mãos com sabão, sabonete e álcool gel, muita gente deixou de lavar cabelo com shampoo. Por mais incrível que possa parecer, muitas pessoas o trocaram por sabonete, com medo de que shampoos convencionais não sejam capazes de eliminar o vírus do Covid-19, caso ele esteja presente nos fios. Por isso, vamos esclarecer alguns pontos e compreender porque essa não é uma boa ideia.

Lavar Cabelo Com Shampoo e Lavar Mãos Com Sabonete

Sabemos que a higienização capilar – couro cabeludo e fios – é um procedimento de higiene básica, assim como o banho, higienização das mãos, unhas e cuidados com a barba. Estas simples ações nos protegem da contaminação e do crescimento desmedido de microrganismos – bactérias, fungos, ácaros e vírus. Com isso, impedimos o surgimentos de muitas doenças e minimizamos a proliferação de outras.

Os cosméticos mais indicados para realização de higiene básica em casa são sabonetes – líquido ou em barra – e shampoos. Assim como cada região do corpo possui sua estrutura, composição e pH específicos, cada área deverá ser higienizada com o cosmético adequado. Para a limpeza do corpo e face podemos utilizar sabonete líquido – mais recomendável – e em barra e, para os cabelos e couro cabeludo, os shampoos.

Homem lavando as mãos com sabonete líquido. Lavar cabelo, somente com shampoo.

Use o sabonete para lavar as mãos, não o cabelo.

Uma Formulação Adequada Para Cada Situação

A formulação cosmética de cada um possui componentes muito similares. Porém, quando se trata de cuidados específicos, devemos lembrar que os sabonetes em barra geralmente apresentam um pH mais elevado do que o pH fisiológico da pele. Vale lembrar também que banhos diários com sabonetes antissépticos não são necessários. Logo, as formulações de sabonete líquido e shampoo se adaptam melhor às exigências naturais da pele, couro cabeludo e haste dos fios.

Atualmente, vivemos uma pandemia, onde as ações de higiene básica e conduta pessoal são as verdadeiras armas de combate à propagação do vírus. Para nos protegermos, os cabelos devem ser higienizados com o shampoo da sua preferência, na frequência desejada, pois os tensoativos – detergentes – que fazem parte do coquetel de limpeza são eficazes na inviabilização do vírus. Neste caso, não se faz necessário o uso de sabonete em barra para higienizar os fios e o couro cabeludo.

Portanto, continue utilizando suas formulações cosméticas desejadas. Algumas matérias-primas fornecem benefícios exclusivos no combate aos distúrbios da microbiota do couro cabeludo e da pele, são elas: Fine Herbal Shampoo, Eucalyptus Shampoo, Body Soap e Tea Tree Up Ice Shampoo Anticaspa.


Ursula Abelan é farmacêutica e bioquímica. Blog Grandha. Água de coco para a pele com Acqua Soft.

Acompanhe nossas atualizações e novidades no Facebook Grandha.

Grandha Instagram. @grandhabrasil, siga-nos no Instagram.

Outros Artigos