Facebook Grandha.
Instagram Grandha
YouTube Grandha
Melasma: como tratar manchas na pele com óleos essenciais e argila.

Melasma: Como Tratar Manchas Na Pele Com Óleos Essenciais e Argilas

Compartilhe:

O Que é Melasma?

O melasma e o fotoenvelhecimento são queixas dermatológicas frequentes nas clínicas de estéticas e nos consultórios dermatológicos (Cesar, et al., 2018). Para Pinto e colaboradores (2015), o Melasma é definido como uma hipermelanose comum, adquirida, simétrica, caracterizada por máculas acastanhadas, mais ou menos escuras, de contornos irregulares, com limites nítidos nas áreas fotoexpostas, especialmente face, fronte, têmporas e, mais raramente, nariz, pálpebras, mento e membros superiores.

O Que Causa o Melasma e Quem é Mais Acometido?

O melasma afeta ambos os sexos, com maior incidência em mulheres, especialmente gestantes. Ocorre em todas as raças, particularmente em indivíduos com fototipos intermediários, que vivem em áreas com elevados índices de radiação ultravioleta (UV). Apesar de sua etiopatogenia não ser inteiramente conhecida, múltiplos fatores estão envolvidos, especialmente a influência hormonal associada à gravidez, contraceptivos orais, terapia de reposição hormonal, radiação ultravioleta A e B, predisposição genética, drogas fototóxicas, anticonvulsivantes e disfunção tireoidiana (Pinto, et al., 2015)

Trata-se de uma alteração cutânea facilmente observada ao exame clínico, porém, apresenta uma cronicidade característica, com recidivas frequentes e grande refratariedade aos tratamentos existentes. Como é uma queixa frequente na população geral, gera grande impacto na qualidade de vida dos pacientes e movimenta grandes esforços da pesquisa clínica e farmacêutica no desenvolvimento de tratamentos (Miot, et al., 2009).

Melasma e Óleo de Gerânio

O óleo essencial de gerânio é produzido a partir da destilação a vapor das folhas da Pelargonium graveolens, uma espécie de planta originária da África do Sul que vem conquistando admiradores ao redor do mundo, sendo largamente cultivada em países como a França, Japão, China, Espanha, Egito, Marrocos e Itália. É uma planta associada à essência da mulher e à expressão feminina.

Sua constituição química apresenta geraniol e ésteres, que lhe confere aroma mais floral e similar ao da rosa. Trata-se de um óleo delicado e de alto valor agregado. Confere à pele facial maciez aveludada, hidratação prolongada e clareamento. Pode ser diluído nos óleos vegetais de jojoba ou abacate, para tratamento de peles secas, envelhecidas, desvitalizadas. Auxilia no clareamento da pele e age como anti-aging, principalmente nos tratamentos faciais.

Mulher trata melasma com argila branca.

A argila branca é especialmente indicada para peles mais sensíveis.

Tratamento Com Argilas

As argilas são preparações cosméticas antigas e de origem mineral. Em suas composições são encontrados composto de minerais, também chamados de oligoelementos como magnésio, alumínio, ferro, silício, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, entre outros.

A argila branca, um clássico da argiloterapia, contém maior percentual de alumínio e é composta principalmente por sílica, mineral de extrema suavidade e alta compatibilidade com a pele e com o couro cabeludo. É refinada e com toque sedoso, aveludado e refrescante, proporciona sensação de bem-estar. Indicada para preparo de máscaras faciais, máscaras e capilares. É a mais leve de todas as argilas, indicada para peles sensíveis e desidratadas e também nos tratamentos faciais clareadores.

Sugestões de Protocolos Para Melasma

Protocolo 1

A 5 g de argila branca acrescente quantidade suficiente para preparo da máscara de Amino Acqua Infusion Therapy ou água termal;

Protocolo 1

1 gota de óleo essencial de gerânio e 2 ml de óleo vegetal de jojoba ou abacate.


Referências:
[1] César FCS, Martini APM, Issa MCA, Campos PMBGM. Estudo-piloto da pele fotodanificada e do melasma pela microscopia confocal de reflectância.Surg Cosmet Dermatol. Rio de Janeiro v.10 n.2 abr-jun. 2018 p. 127-31.
[2] Pinto CAS, Delfes MFZ, Reis LM, Garbers LE, Torre DS, Passos PCVR. Uso do pycnogenol no tratamento do melasma. Surg Cosmet Dermatol 2015;7(3):218-22.
[3] Miot LDB, Miot HA, Silva MG, Marques MEA. Fisiopatologia do melasma. An Bras Dermatol. 2009;84(6):623-35


Doutora Erica Bighetti, autora do Blog Grandha.

Acompanhe nossas atualizações e novidades no Facebook Grandha.

Grandha Instagram. @grandhabrasil, siga-nos no Instagram.

Outros Artigos