Facebook Grandha.
Instagram Grandha
YouTube Grandha
Óleo essencial de alecrim e seus benefícios, por Sandra Perondi. Blog Grandha.

Óleo Essencial de Alecrim e Seus Benefícios

Compartilhe:

Óleo de Alecrim na Aromaterapia

Os primeiros registros do uso de óleo essencial de alecrim – rosmarinus officinalis – para fins do que hoje chamamos de aromaterapia, datam de 6 mil anos atrás, no Egito Antigo. Todo este longo tempo mudou muito pouco a relevância do óleo de alecrim nos cuidados de beleza e saúde da pele e do cabelo.

Para quem busca um algo a mais na recuperação de seus cabelos ou gosta de tratamentos com características mais naturais, fica a opção pelas terapias com óleos essenciais, que estão entre as mais interessantes e vantajosas.

Óleo Essencial de Alecrim, Alkymia di Grandha.

Clique na imagem e conheça o Óleo Essencial de Alecrim de Alkymia di Grandha.

Wichrowski (2007) afirma que a forma de tratamento dos óleos essenciais se dá através do sistema circulatório, porque possuem moléculas pequenas o bastante as quais conseguem penetrar através da pele. Seus benefícios começam por ativar a circulação periférica e, consequentemente, a nutrição do folículo piloso.

Composição Química do Óleo Essencial de Alecrim

  • Alfa pineno
  • 1.8 cineol
  • Verbenona
  • Canfora
  • Limoneno
  • Cariofileno

Extração a partir de folhas.

Utilização Prática

Alguns dos principais usos do óleo essencial de alecrim estão relacionados à sua ação estimulante, que auxilia o metabolismo celular, estimulando o crescimento e contribuindo com a espessura do cabelo. Na literatura científica, diversos estudos realizados in vivo e in vitro já demonstraram as propriedades terapêuticas do alecrim.

Todas as pesquisas indicam que o óleo essencial de alecrim parece funcionar tão bem quanto o minoxidil, que é um dos tratamentos convencionais propostos por médicos para reduzir e controlar a alta pressão arterial. Quando se trata de cuidar da saúde do cabelo, inclui-se entre os benefícios do óleo de alecrim também a prevenção da queda capilar.

*Nunca utilize o óleo essencial puro na pele. Para massagens, use sempre um óleo carreador (como os óleos vegetais) com proporções seguras.

Propriedades Terapêuticas do Alecrim

O óleo de alecrim possui uma série de propriedades terapêuticas: antibiótico, anti-inflamatório, digestivo – hepatoprotetor e colerético –, anti-espasmódico, anti-oxidante – retarda o envelhecimento celular –, estimulante, reduz a permeabilidade capilar, diurético, mucolítico – expectorante –, antiparasitário, rubefaciente – aumenta a circulação sanguínea local – para uso tópico.

Contra-indicado durante a gravidez e lactação, em diabéticos, hipertensos, epiléticos e crianças menores.


Sandra Perondi é graduada em terapia capilar e pós-graduada em tricologia e terapia capilar avançada pela Universidade Anhembi Morumbi. Professora universitária na área da tricologia e terapia capilar e docente da Academia Brasileira de Tricologia.

Acompanhe nossas atualizações e novidades no Facebook Grandha.

Outros Artigos