Facebook Grandha.
Instagram Grandha
YouTube Grandha
Óleo de Ylang Ylang e Sua Versatilidade, por Rosângela Lampert. Blog Grandha.

Óleo de Ylang Ylang: 10 Dicas de Uso

Compartilhe:

Óleo de Ylang Ylang: Várias Formas de Uso

O Óleo de Ylang Ylang é um dos óleos essenciais com maior versatilidade nas suas formas de uso, devido aos inúmeros benefícios que oferece através da aromacologia, onde o foco é proporcionar bem-estar e melhora da qualidade de vida, através de efeitos positivos causados pelos aromas em todo o organismo.

O Que São Óleos Essenciais Afinal?

Os óleos essenciais são ativos extraídos de plantas e que preservam suas propriedades naturais em formas altamente concentradas – sua essência. Daí o nome “óleo essencial”, embora o resultado final nem sempre tenha a densidade típica de um óleo.

Óleo de Ylang Ylang e Sua Versatilidade, por Rosângela Lampert. Blog Grandha.

O Óleo de Ylang Ylang tem uma série de aplicações na terapia capilar.

Podemos aumentar ainda mais os seus resultados terapêuticos quando associamos o Óleo Essencial de Ylang Ylang a outras vias terapêuticas, tais como a massagem terapêutica corporal e a massagem crânio-facial, trazendo benefícios à pele e ao couro cabeludo.

Dicas de Uso do Óleo de Ylang Ylang

É interessante utilizar o óleo de Ylang Ylang em associação a óleos vegetais – carreadores –, tendo como referência a aplicação de 1 a 4 gotas de óleo essencial para cada 10 ml de óleo vegetal. Para desempenhar esta função de carreador, os óleos vegetais mais recomendados são os óleos de Semente de Uva, Abacate, Jojoba, Macadâmia e Rosa Mosqueta, pelo fato de possuírem maior afinidade com a pele, ou seja, são bioidênticos às propriedades que o nosso organismo produz, o que facilita a adsorção dos ativos ali presentes.

Óleo de Ylang Ylang e Sua Versatilidade, por Rosângela Lampert. Blog Grandha.

A linha Alkymia di Grandha traz consigo o Óleo Essencial de Ylang Ylang.

Dica 1: Utilização como tônico para o sistema nervoso, via olfato e massagem. Com propriedades sedativas, este óleo relaxa e favorece o sono, combate a ansiedade e depressão, tem efeito reanimador, ajuda o indivíduo com dificuldades emocionais, além de atenuar problemas de toque e contato.

Dica 2: Utilização como tônico capilar, via massagem e umectação. Possui efeito regenerador da pele e reduz a oleosidade excessiva do couro cabeludo, podendo ser aplicado nos fios para reposição lipídica.

Dica 3: Utilização como tônico regulador do sistema hormonal, via olfato e massagem. Combate a tensão pré-menstrual – TPM – e os problemas comuns da menopausa.

Dica 4: Utilização como tônico anti-age facial e corporal, via massagem. Auxilia a cicatrização da pele e é ideal para terapias noturnas.

Dica 5: Utilização no combate à retenção de líquidos e estimulação do sistema linfático, via massagens.

Dica 6: Utilização na promoção da melhora da circulação do oxigênio na corrente sanguínea, via massagem. Facilita a troca gasosa, ajudando assim a prevenir infecções, eliminar toxinas e equilibrar o sistema imunológico.

Óleo de Ylang Ylang e Sua Versatilidade, por Rosângela Lampert. Blog Grandha.

Cananga odorata, conhecida como Ylang Ylang, é a flor de uma árvore homônima que pode atingir até 20 metros de altura.

Dica 7: Utilização na promoção de uma experiências relaxante, via olfato e aplicação tópica. Adicione aos sais de banho e a difusores de ambientes.

Dica 8: Utilização na melhora dos sistemas endócrino, cardiovascular, reprodutivo e digestivo, via massagem e olfato.

Dica 9: Utilização para o equilíbrio dos batimentos cardíacos, controle da pressão sanguínea e prevenção da arritmia cardíaca, via massagem e olfato.

Dica 10: Utilização como elemento afrodisíaco, melhora a libido e o desejo, ajuda indivíduos que sofreram traumas e bloqueios sexuais.

Curiosidades do Ylang Ylang

  • A indústria cosmética vem trabalhando cada vez mais com o conceito da aromacologia. O objetivo é desenvolver estudos e pesquisas para acompanhar os efeitos das fragrâncias sobre o comportamento humano.
  • Acredita-se que o Ylang Ylang possua qualidades afrodisíacas, com seu aroma doce e floral.
  • O óleo essencial de Ylang Ylang é extraído das pétalas das flores da árvore de mesmo nome.
  • O Ylang Ylang é um dos componentes fundamentais do clássico perfume Chanel N°5.
  • Até hoje, é usado na Indonésia para decorar o leito dos recém-casados na sua noite de núpcias, devido às suas qualidades energizantes e afrodisíacas.
  • Este óleo é reconhecido há séculos por atuar no cuidado da saúde, beleza e bem-estar.

Ylang Ylang: Orientações e Cuidados

Os tratamentos terapêuticos realizados com o emprego dos óleos essenciais deve sempre ser conduzido e orientado por um médico ou terapeuta especialista que avaliará e acompanhará o quadro de cada paciente, analisando-o dentro de uma abrangente visão e tendo em consideração os aspectos físicos, mentais e emocionais de cada paciente.

Além disso, deve-se evitar a aplicação do óleo essencial puro – sem um óleo vegetal carreador. Gestantes e lactantes também devem evitar o uso do óleo essencial de Ylang Ylang. Pessoas com problemas vasculares ou que fazem uso de medicação para pressão devem procurar orientação médica antes do uso.


Rosângela Lampert é graduada em Terapia Capilar e membro da Academia Brasileira de Tricologia, graduanda em biomedicina, empreendedora e proprietária da Lampert Hair Clinic, em Jaraguá do Sul, SC.

Acompanhe nossas atualizações e novidades no Facebook Grandha.

Grandha Instagram. @grandhabrasil, siga-nos no Instagram.

Outros Artigos

Faça Uma Avaliação Capilar Gratuita!Nossa Equipe Técnica analisará as condições gerais do seu cabelo e indicará procedimentos para atingir os resultados que você deseja.