Facebook Grandha.
Instagram Grandha
YouTube Grandha
Penteado com trança em cabelo afro.

Penteados com Tranças em Cabelos Afro: História e Tendências

Compartilhe:

Longa História de Penteados com Tranças

Registros históricos apontam para o fato de que as mulheres têm usado penteados com tranças há milênios. Ao longo da história, tranças foram utilizadas para identificar tribos, estados civis, religiões e posições sociais. No Egito Antigo, por exemplo, quem possuía muitas tranças passava a mensagens de riqueza material.

Penteados com Tranças em Cabelos Afro

A trança africana mais antiga é a trança tipo nagô, que consiste numa trança rasteira, rente ao couro cabeludo. Durante o período da escravidão no Brasil, as tranças eram utilizadas para identificar as tribos de origem dos escravos e até mesmo como mapas e rotas para as fugas planejadas.

Confira o último artigo de Evandro Carvalho sobre a nova linha de cachos da Grandha.

A modernidade e a globalização também chegaram às tranças, que em cabelos afro representam estilo, confiança, força e identidade de quem a usa, mostrando suas características nos vários tipos e estilos de penteados com tranças.

As tranças nagôs são muito utilizadas por quem está passando pelo período de transição capilar, ou seja, saindo de algum tipo de alisamento ou tratamento químico para voltar a usar suas madeixas em sua forma natural.

Penteados com tranças em cabelo afro.

Tradicionais tranças nagô.

Neste período as tranças são muito benéficas pois inibem a necessidade de fazer o corte total dos cabelos. Tranças são também uma excelente opção por serem tipicamente usadas com os cabelos naturais e podem estar em qualquer textura ou estado. Para um cabeleireiro habilidoso, é possível fazer tranças rasteiras em cabelos um pouco mais curtos.

Com a modernidade e a evolução dos tempos, as tranças também sofrerão mudanças em seus tipos, nomes e significados e, principalmente, na diversidade de pessoas utilizando este tipo de penteado. As tranças são utilizadas praticamente em todos os tipos de cabelos: afros, crespos, cacheados e lisos.

Tendências de Tranças Afro

Nos modelos atuais, há ramificações das tranças nagô. Abaixo exploramos algumas tendências modernas:

Penteados com tranças em cabelo afro.

Box Braids são tranças com extensões com fios sintéticos.

Penteados com tranças em cabelo afro.

Tranças jumbo são tranças mais grossas com extensões em fios sintéticos, podendo utilizar fios coloridos.

Penteados com tranças em cabelo afro.

A trança boxeadora é um penteado feito com duas tranças embutidas, uma em cada lado da cabeça. Muito prática pode ser utilizado por qualquer tipo de cabelo cacheado. É muito utilizada por esportistas e principalmente boxeadoras, por isso leva esse nome. Sua principal característica é a versatilidade de fazer uma trança com curvatura.

Penteados com tranças em cabelo afro.

A trança rabo-de-peixe é um penteado moderno que consiste num tipo de trança embutida, porém seu entrelaçamento é feito em camadas mais finas assemelhando-se a uma escama de peixe. É utilizada em todos os tipos de cabelo.

Penteados com tranças em cabelo afro.

A tiara de tranças é um penteado utilizado para ocasiões especiais. É muito utilizado em penteado de noivas. Muito prático, pois traz sutileza e elegância em qualquer tipo de cabelo.

Penteados com tranças em cabelo afro.

Trança embutida estilo nagô, mas com movimento na parte de trás.


Evandro Carvalho é profissional com mais de uma década de experiência, cabeleireiro pelo SENAC, terapeuta capilar pela Academia Brasileira de Tricologia, membro da Equipe Técnica Grandha e especialista em transformação da fibra capilar e corte de cabelo cacheado, ondulado e crespo

Acompanhe nossas atualizações e novidades no Facebook Grandha.

Grandha Instagram. @grandhabrasil, siga-nos no Instagram.

Outros Artigos