Facebook Grandha.
Instagram Grandha
YouTube Grandha
Mulher com psoríase com coceira no couro cabeludo.

Psoríase: Desordem Dérmica Que Pode Ser Controlada Com Cosmecêuticos Adequados

Compartilhe:

O Que é Psoríase?

A psoríase é uma doença sistêmica, com etiologia desconhecida, que pode atingir a pele e seus anexos – cabelos e unhas – e, ocasionalmente, as articulações. Esta inflamação não é contagiosa, apresenta-se de forma crônica e atinge cerca de 2% da população mundial. No Brasil, chega a 2,5%.

É uma doença que traz muitos impactos psicológicos e físicos aos pacientes, comparável ao experimentado por pacientes com outras doenças crônicas, tais como diabetes, artrite, depressão, câncer, entre outras. Por isso, este é um dos fatores que fazem a identificação inicial da doença um item de grande importância.

As lesões são placas eritematoescamosas e salientes que podem ser destacadas facilmente, com fundo avermelhado (Portaria 1229, 2013; SILVA, 2007; ARRUDA, YPIRANGA, MARTINS, 2004).

Psoríase no couro cabeludo.

Caso acentuado de psoríase no couro cabeludo.

Diagnósticos de Psoríase e Ferramentas de Tratamento

Nas clínicas de terapia capilar há uma grande procura dos serviços estéticos por clientes e pacientes diagnosticados com psoríase. Por se tratar de uma inflamação, a primeira medida a ser tomada é relatar ao cliente ou paciente as características da doença e as medidas estéticas que podem auxiliar no controle da mesma, focando em protocolos que forneçam ações anti-inflamatórias.

Podemos salientar a importância do uso, durante todo o protocolo, de cosmecêuticos e condutas por parte do paciente nos seus atos de higiene diária. Várias ferramentas são indicadas na literatura científica que podem ser exploradas no controle da psoríase, entre elas:

1) Uso da fotobiomodulação com as seguintes luzes:

Vermelha: Aumento de ATP, reestruturação e produção das fibras de colágeno e elastina e diminui a inflamação local;

Azul: Diminui a população de micro-organismo, reduz inflamação e auxilia na captação de moléculas de água no tecido;

Âmbar ou Amarela: Propriedades drenantes e desintoxicantes, melhora a circulação sanguínea e linfática, reduz edema e estimula a presença de água e causando um efeito calmante em caso de vermelhidão;

Verde: Melhora o metabolismo da pele, fornece um efeito geral de hidratação e mantém a pele suave e hidratada.

2) Uso da aromaterapia realizada com óleos vegetais – macadâmia, jojoba, semente de uva, abacate e rosa mosqueta – e óleos essenciais – lavanda, melaleuca, laranja doce, gerânio, bergamota, entre outros.

3) Uso de cosmecêuticos ricos em ativos que hidratam o couro cabeludo lesado, diminuem a inflamação, e desta forma, aliviam a coceira e descamação, e ainda controlam a população de micro-organismos como shampoos, condicionadores, tônicos, entre outros.

Protocolos Sugeridos

Protocolo 1
Protocolo de aromaterapia e cosmiatria para aliviar a inflamação, coceira e desidratação do couro cabeludo: preparar um blend com 10 ml de óleo vegetal de abacate, 5 gotas de óleo vegetal de rosa mosqueta, 3 gotas de óleo essencial de lavanda francesa e 2 gotas de óleo essencial de laranja doce. Aplicar suavemente sobre todo couro cabeludo, aguardar o tempo de pausa e fazer a higienização do couro cabeludo e haste com o Fito Capillus Eucalyptus Shampoo, deixe alguns minutos e enxágue. Condicione couro e fios com o Eucalyptus Balm Conditioner, e aplique o vapor de ozônio. Enxágue e finalize.

Kit Fito Capillus Eucalyptus Grandha para tratamento de psoríase e terapia capilar.

Kit Fito Capillus Eucalyptus.

Protocolo 2
Protocolo de fotobiomodulação e cosmiatria para aliviar a inflamação e minimizar a população microbiana do couro cabeludo: realizar a higienização do couro cabeludo com o Fine Herbal Shampoo, deixar alguns minutos e promover o enxágue. Aplicar o bálsamo de ação calmante e antioxidante, Elixir Hair & Scalp Massage, diretamente no couro cabeludo e distribuir o cosmecêutico de forma homogênea em todo comprimento do fio. Massagear suavemente – reflexologia –, aguardar tempo de pausa, enxaguar abundantemente e secar totalmente com temperatura branda. Aplicar as luzes azul e vermelha por 20 minutos e finalizar o protocolo.

Kit Fito Capillus Herbal Grandha para tratamento de psoríase e terapia capilar.

Kit Fito Capillus Herbal.

Protocolo 3
Protocolo facial e corporal – psoríase – de fotobiomodulação, cosmiatria e acalmia – aromaterapia –. Realizar a higienização da pele com o Eucalyptus Body Soap e enxaguar totalmente. Utilizar solução de clorexidina e, depois, aplicar a luz azul seguida da vermelha. Preparar um blend com 10 gotas de óleo de rosa mosqueta, 1 gota de óleo essencial de gerânio e 1 gota de óleo essencial de lavanda francesa. Aplicar suavemente em toda região, aguardar tempo de pausa e aplicar fotoprotetor, se necessário.


Referências:


Ursula Abelan é farmacêutica e bioquímica. Blog Grandha.

Acompanhe nossas atualizações e novidades no Facebook Grandha.

Grandha Instagram. @grandhabrasil, siga-nos no Instagram.

Outros Artigos