Facebook Grandha.
Instagram Grandha
YouTube Grandha
Umectação é ideal para cabelo cacheado, colorido e descolorido. Por Quíron Gibran. Blog Grandha.

Umectação Para Cabelo Cacheado, Colorido ou Descolorido

Compartilhe:

Umectação: Ideal Para Cabelos Ressecados

O termo umectação é popularmente utilizado quando nos referimos ao uso de princípios ativos oleosos para cronogramas e tratamentos capilares. Tais cronogramas são indicados para cabelos que apresentem opacidade, ressecamento, porosidade e que, naturalmente, possuam uma baixa produção sebácea.

Umectação é ideal para cabelo cacheado, colorido e descolorido. Por Quíron Gibran. Blog Grandha.

Cabelos coloridos ou descoloridos tendem ao ressecamento, caso a manutenção em casa seja inadequada. A umectação é um processo importante nestes casos.

Umectação é Indicada Para Quais Cabelos?

Os cabelos que mais necessitam deste tipo de tratamento são:

  • Cabelos afronegroides: pois seu folículo piloso encontra-se em uma conformação genética da qual desfavorece naturalmente a secreção sebácea através do folículo piloso;
  • Cabelos coloridos e super clareados: devido ao uso de cosméticos com pH básico (alcalino), há um entumecimento maior da fibra, promovendo assim a deterioração da banda sigma – componente encontrado na estrutura cuticular riquíssimo em 18-MEA –, fazendo com que a estrutura fique mais propensa à opacidade e ao ressecamento;
  • Cabelos descoloridos: procedimento cosmético feito através da junção de peróxido de hidrogênio com os mais diversos tipos de persulfatos (amônio, sódio e potássio) que resulta em um processo de oxidação e, em alguns casos, diminui os níveis de tolerância e resistência da fibra capilar.
Papa Beauty 2020: Inscições abertas para o melhor programa educacional para os mercados da saúde, beleza e bem-estar do Brasil.

A umectação é interessante para cabelos crespos e com cachos mais fechados, pois estes possuem maior tendência natural à porosidade e, por isso, precisam de cuidados especiais para manter boa hidratação.

Como Funciona a Umectação?

Quando o cabelo é submetido ao processo de descoloração, essa estrutura sofre diversas alterações físico-químicas. Uma destas alterações é a agressão direta às camadas cuticulares e, consequentemente, uma alta perda lipídica e hidrofobia natural. Portanto, faz-se necessária a reposição lipídica, para que se possa aumentar a capacidade de retenção de água na fibra e melhorar os aspectos sensoriais de porosidade e no ato de pentear.

O óleo de macadâmia é peça importante no processo de umectação e é ideal para cabelo cacheado, colorido e descolorido. Por Quíron Gibran. Blog Grandha.

O Óleo de Macadâmia é rico em vitamina A, proteína, antioxidantes, aminoácidos, flavonoides, ácido fólico e ácidos graxos. Além disso, sua composição é abundante também em minerais.

Para fazer uma umectação eficaz em cabelos descoloridos, podemos optar pela utilização de óleos vegetais puros, como o de macadâmia por exemplo. A macadâmia e o seu óleo oferecem grandes quantidades de vitamina A, proteína, antioxidantes, aminoácidos, flavonoides, ácido fólico e ácidos graxos. Além disso, sua composição é abundante em minerais, como o ferro, zinco, cobre, cálcio, potássio, fósforo e o magnésio.

Otimizar Resultados Com Os Ativos Certos

Outro poderoso aliado para os protocolos de umectação é o famoso e reformulado Building Fiber, que foi desenvolvido através do princípio da ação combinada, onde temos uma composição química complexa baseada no biomimetismo.

O novo Building Fiber é um restaurador capilar de alto desempenho que confere controle dinâmico e equilíbrio de textura da fibra capilar. Sua composição contempla uma associação de 18-MEA, juntamente com os óleos vegetais de macadâmia e jojoba, proteína vegetal da soja, queratina hidrolisada e mais uma série de princípios ativos emolientes, nutritivos e reconstrutores.

3UP Connection 2019. Cabelos crespos e cacheados. Grandha. Building Fiber.

O novo Building Fiber é adequado ao processo de umectação por ser um restaurador capilar de alto desempenho que confere controle dinâmico e equilíbrio de textura da fibra capilar.


Quíron Gibran é graduado em visagismo e terapia capilar e pós-graduado em terapia capilar avançada pela Universidade Anhembi Morumbi. Educador, tricologista no Instituto Olivan e docente da Academia Brasileira de Tricologia.

Acompanhe nossas atualizações e novidades no Facebook Grandha.

Grandha Instagram. @grandhabrasil, siga-nos no Instagram.

Outros Artigos

Faça Uma Avaliação Capilar Gratuita!Nossa Equipe Técnica analisará as condições gerais do seu cabelo e indicará procedimentos para atingir os resultados que você deseja.