Facebook Grandha.
Instagram Grandha
YouTube Grandha
Modelos de barba modernas.

Modelos de Barba: Abordagens Modernas na Barbearia

Compartilhe:

Modelos de Barba Variam, Mas a Barba Sempre Está na Moda

A barba está na moda! Isso não é bem verdade, pois a barba nunca saiu da moda. Formas, comprimento e volume variaram de acordo com a moda, mas o fato é que distintos modelos de barba sempre estiveram aí. Eu mesmo nem sei dizer quando foi que comecei a usar barba, com pouquíssimos intervalos sem a presença dela no meu rosto.

Na última vez em que tirei foi um choque total: chego em casa do trabalho, sem barba, a mulher já olhou com cara de desgosto, o filho mais velho começou a chorar, uma das meninas ficou sem se aproximar de mim por várias horas e o mais ousado deu um grito: “Pai, você tá ridículo!”

Nos últimos anos, com o retorno das tradicionais barbearias, muitos homens retornaram ao costume e resolveram adotar o “acessório”, alguns de maneira sazonal, outros como estilo de vida; uns com mais, outros com menos – o que pode ser resolvido com um bom tratamento, tema para um próximo artigo. Surgiram então acessórios, cosméticos, técnicas para cuidados com os pelos do rosto, etc. Tudo isso para viabilizar os diferentes modelos de barba.

Manutenção Correta é Essencial para a Barba

Não existe um tipo ideal e é possível até para os modelos de barba mais falhados construir um visual bonito e atraente. Para isso, podemos contar com a ajuda dos barbeiros que a cada dia aprimoram técnicas que buscam uniformizar e modelar os pelos de acordo com o formato do rosto e estilo de vida do cliente. Mas é importante que os barbudos não se esqueçam da manutenção da barba: aparar os pelos, manter as linhas e hidratar os fios são passos importantes para não passar do charme para o desleixo, e disso não escapam nem os estilos “lenhador” ou a “barba por fazer”.

A higiene também é muito importante. Xampus apropriados, que ajudem a manter a pele limpa, hidratada, livre de irritação e de descamações, além de pelos alinhados, macios e com brilho. Eu uso e recomendo a linha Flores e Vegetais Grandha, uma linha de produtos fitoterápicos que interage de forma interessantíssima com a pele e o pelo e trazem nas suas variadas composições aromas incríveis, sensação de frescor e cujos leave-ons podem ser usados como um balm modelador para a barba.

Kit Tonific Flores e Vegetais Grandha.

Kit Tonific Flores & Vegetais, com óleos de aloe vera, ginseng e alecrim.

Para os fios mais rebeldes, que promovem um visual mais bagunçado, temos a opção do Tioglicolato de AMP, um ativo suave que permite fazer o alinhamento definitivo da barba sem causar danos aos fios ou prejuízos à saúde do cliente, com um PH muito próximo do neutro – 7,5 a 8,0 –, podendo assim ser aplicado nos pelos do rosto com tranquilidade, sempre tomando cuidado com olhos e mucosas, claro.

Modelos de Barba Analisados

Em seguida alguns formatos de barbas e como eles se encaixam no seu rosto:

Âncora
Para os que não têm uma barba cheia e com volume, mas querem ostentar estilo. Barba seguindo a linha da mandíbula e completada por um bigode fino, é uma boa opção para disfarçar as falhas na região da bochecha e dar forma a rostos arredondados, não é indicada para rostos muito finos e magros.

Barba âncora. Modelos de barba.

Barba âncora.

Ducktail
O formato semelhante a um rabo de pato dá nome a esse estilo de barba de formato triangular na região do queixo, promovido por um cavanhaque mais longo e pontiagudo. É um estilo mais ousado e incomum e deve ser feito por um profissional. O formato imperfeito poderá conferir um visual no mínimo estranho. Esse estilo confere ao rosto um visual mais alongado, ideal para rosto arredondado e retangular. Portanto, rostos triangulares e longos não devem aderir a esse formato.

Barba ducktail. Modelos de barba.

Barba ducktail.

Cavanhaque
Com certeza, o estilo de barba mais comum, que pode variar de acordo com formato e desejo do homem. Composto pela barba na região do queixo e bigode, pode estar ou não ligados nas laterais da boca. Também é uma boa opção para as barbas mais falhadas na região da bochecha. O cavanhaque pode ajudar a formatar o rosto, dando mais volume a queixos finos e conferindo um visual mais suave aos rostos mais triangulares.

Barba cavanhaque. Modelos de barba.

Barba cavanhaque.

Barbicha
Outro estilo de cavanhaque é a barbicha. Esta consiste em deixar a barba crescer apenas na região do queixo; um estilo simples, mas que tem seu charme e pode ajudar a alongar rostos mais redondos e achatados.

Barba barbicha. Modelos de barba.

Barbicha.

Bigode
Uma opção simples, mas que pode ser muito bem utilizada na construção de um visual elegante. Pode variar do formato tradicional aos mais finos ou longos, como os moustaches, que podem precisar de uma cera adequada para modelar. Não há contraindicação para o uso do bigode; ele pode combinar com qualquer rosto. Porém, vale lembrar que o bigode confere um visual mais sério e que pode fazer com que você pareça mais velho.

Barba bigode. Modelos de barba.

Bigode ousado!

Barba Por Fazer
Não exige grandes cuidados, mas não pode ser abandonada. Mantenha a altura baixa e limpe os pelos do pescoço para sustentar um ar mais despojado. Funciona bem em rostos retangulares e quadrados.

Barba por fazer. Modelos de barba.

Barba por fazer.

Barba Média
Embora combine com todos os tipos de rosto, a barba média pode ser uma aliada dos rostos mais finos. É preciso volume e uniformidade nos pelos. As falhas aparecem e marcam bastante esse tipo de barba. Mantenha sempre aparada com as linhas de desenho bem definidas e pelos nivelados.

Barba média. Modelos de barba.

Barba média.

Lenhador
Um estilo bastante desejado: barba cheia, muito volume, fios longos e trabalhados para dar forma aos vários tipos de rosto, o que faz com que ela não tenha contraindicações. Essa barba requer mais cuidados, paciência no cultivo e crescimento dos pelos, o que pode durar vários meses, além de cuidados com a forma, pois qualquer assimetria será notada. Estilo para quem quer um visual mais “bruto”, mas não dispensa o trabalho do barbeiro que saberá, com certeza, ajustar essa barba mais volumosa e comprida ao seu formato de rosto.

Barba lenhador. Modelos de barba.

Barba lenhador.

Nos veremos em breve com mais alguma informações sobre tratamento, crescimento, alinhamento e cuidados com a barba. Até lá.


Bruno Chimenes é terapeuta capilar formado pela Academia Brasileira de Tricologia, cabeleireiro com mais de 20 anos de experiência, Técnico Master da Equipe Grandha Hair Care, docente do programa Papa Beauty e responsável técnico Grandha no estado de Santa Catarina.

Acompanhe nossas atualizações e novidades no Facebook Grandha.

Grandha Instagram. @grandhabrasil, siga-nos no Instagram.

Outros Artigos