Facebook Grandha.
Instagram Grandha
YouTube Grandha
Mitos e verdades sobre tratamentos capilares - parte 2.

Mitos e Verdades Sobre Tratamentos Capilares: Parte 2

Compartilhe:

Mitos e Verdades Sobre Tratamentos Capilares: Parte 2

Estou de volta com mais uma matéria para te ajudar a não cair nas armadilhas da internet, ou dos “saberes populares”, quando o assunto for “tratamento capilar de sucesso”. Essa é a continuação do tema Mitos e Verdades Sobre Tratamentos Capilares. Clique aqui para conferir a primeira parte!.

Aproveito para lembrá-los que todo o nosso conteúdo é referenciado em artigos científicos. Ou seja, é uma ótima fonte para te ajudar a filtrar todas as informações que você recebe sobre este e outros assuntos. Provavelmente, você já ouviu pelo menos uma das afirmações que estarão nos próximos tópicos mas, afinal, isso tudo é mito ou verdade, segundo a ciência?

Mitos ou Verdades: 1) Usar Chapéus ou Bonés Por Muito Tempo Causa Queda Capilar

Mito. Apesar de há tempos serem apresentados como possíveis causadores da calvície, essa é mais uma “lenda urbana” sobre o real desenvolvimento da queda genética. Um estudo recente publicado em 2017, evidencia que o uso de bonés por pacientes com alopecia androgenética não tem qualquer relação com o aparecimento deste quadro e perceberam também neste estudo que os pacientes com quadro mais avançado eram os que tinham, na verdade, pior qualidade de vida.

Vale ressaltar que o uso constante do chapéu pode, sim, agravar quadros de dermatite, caspa ou seborreia preexistentes que, por consequência do aumento do calor, podem se tornar fatores agravantes para a calvície, mas não são os seus causadores.

Mitos ou verdades: chapéu e boné causam calvície?

Estudos recentes evidenciam que o uso de bone ou chapéu não tem relação direta com o aparaceimento de alopecia andogrenética.

Mitos ou Verdades: 2) O Estresse Pode Causar Queda de Cabelo

Verdade. Assim como citamos no primeiro item, está comprovado cientificamente, por diversos estudos, que o estresse tem a capacidade de alterar a química do corpo e consequentemente provocar um quadro de queda capilar.

Além disso, recentemente um estudo comprovou que o estresse intenso também pode ocasionar o aparecimento dos cabelos brancos, pois tem a capacidade de interromper permanentemente a produção do pigmento que colore os fios.

3) Colocar Anticoncepcional no Xampu Faz o Cabelo Crescer Mais Rápido

Mito. Sabemos que os hormônios têm uma relação direta com o ciclo de crescimento capilar, porém, de maneira interna, sistêmica. Ao colocar o anticoncepcional no xampu, você não conseguirá obter essa absorção sistêmica adequadamente e ainda estará desestabilizando toda a formulação cosmética do seu produto.

Medicamentos para administração oral não devem ser usados topicamente – além de que toda medicação deve ser prescrita por um médico. A dica é: opte por formulações específicas para terapia capilar, com bons ativos e nada de adulterar seu produto, misturando outras coisas prontas com ele. Sem adulteração, você estará preservando a química cosmética pensada para te trazer bons resultados.

Mitos ou verdades: anticoncepcional no xampu faz o cabelo crescer mais?

Anticoncepcionais diretamente na fórmula do xampu não são absorvidos pelo organismo e ainda prejudicar a funcionalidade do produto.

4) Óleo de Coco Faz Bem Para os Fios

Depende. Essa é uma palavra que utilizamos muito na terapia capilar. Depende de qual óleo estamos falando: o óleo alimentício, que encontramos no mercado e farmácias, ou o óleo dentro de um cosmético capilar? Isso faz toda a diferença! O óleo de coco para fins gastronômicos não tem regulamentação para ser usado como cosmético, o que indica que não é seguro utilizar com essa finalidade, pois ele não foi testado para isso.

Agora, o óleo de coco em uma linha cosmética como, por exemplo, encontramos na linha Mix Oil Coconut & Argan, está registrado como cosmético e foi testado e aprovado para lhe proporcionar a melhor experiência que esse óleo pode entregar para os seus fios e saúde capilar.

5) Camomila Clareia os Cabelos

Verdade. Porém não pense que será possível realizar grandes efeitos de clareamento com a camomila e nem compare com o clareamento obtido por uma descoloração. Os resultados de clareamento que ela proporciona são sutis, porém possíveis. As flores da camomila possuem em sua composição o corante amarelo apigenina. Cosméticos com extrato de camomila podem apresentar cor amarelada devido a este pigmento.

É importante salientar que após várias aplicações, ele tende a acumular-se nos fios e, consequentemente, promove a aparência de tom sobre tom. Este efeito é mais comumente visto em cabelos mais claros. A camomila também apresenta efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, benéficos para o couro cabeludo. Pode ser encontrada na linha Flowers, da linha Flores & Vegetais.

Mitos ou verdades: camomila clareia o cabelo?

A camomila pode proporciona clareamento, mas de forma bastante sutil.


Referências:

Abbasi J, Abbasi M, Lee CK, Tan CK, Tan ESS, et al. (2017) Cap Wearing and Quality of Life in Patients with Androgenic Alopecia amongst Indian Population. J Comm Pub Health Nursing 3: 169. doi:10.4172/2471-9846.1000169.

Bouillon C, Wilkinson J. The Science of Hair Care. Taylor & Francis. 2005. USA.

Trueb, R. North American virginian witch hazel (hamamelis virginiana): based scalp care and protection for sensitive scalp, red scalp, and scalp burn-out. International Journal of Trichology, 2014.

Lucca PSR, Eckert RG, Smanhotto V, Kuhn LM, Minanti LR. Avaliação farmacognóstica e microbiológica da droga vegetal camomila (Chamomilla recutita L.) comercializada como alimento em Cascavel – Paraná. Revista Brasileira de Plantas Medicinais. 2010;12(2):153-6.

Zhang, B., Ma, S., Rachmin, I. et al. Hyperactivation of sympathetic nerves drives depletion of melanocyte stem cells. Nature 577, 676–681 (2020). https://doi.org/10.1038/s41586-020-1935-3


Thais Magalhães é graduada em Terapia Capilar e pós-graduada em Tricologia e Terapia Capilar Avançada pela Universidade Anhembi Morumbi. Professora universitária na área da Tricologia e Terapia Capilar e docente da Academia Brasileira de Tricologia.

Acompanhe nossas atualizações e novidades no Facebook Grandha.

Grandha Instagram. @grandhabrasil, siga-nos no Instagram.

Outros Artigos