Facebook Grandha.
Instagram Grandha
YouTube Grandha

Crescimento Capilar e Microagulhamento: Cada Caso é um Diagnóstico

Compartilhe:

Crescimento Capilar e Microagulhamento

Microagulhamento, pautado na condição da terapia capilar para crescimento capilar, precisa ser entendido como um mecanismo que provoca uma injúria. Como eu venho dizendo, essa condição de causar uma injúria vai exigir uma resposta do nosso organismo ao evento de cicatrização e ao evento de reparação tecidual.

Nisso, foi descoberta na década de 80, a produção dos fatores de crescimento capilar. Estes fatores de crescimento capilar são estruturas liberadas por células de regulação tecidual, como queratinócitos, melanócitos, fibroblastos, entre outras células imunológicas que promovem essa regeneração.

Processo Inflamatório do Microagulhamento Precisa de Cuidados

Através dessa regeneração, o folículo piloso é ativado. Essa ativação do folículo piloso gera a possibilidade de melhorar ou ao menos aumentar o crescimento capilar, ou ainda estimular aqueles folículos pilosos que estão adormecidos, os quais chamamos de folículos quenógenos.

Então, qual é o entendimento? Estes fatores de crescimento capilar são importantes, sim, para o folículo piloso. Mas existem aqueles que são bons e aqueles que são atrófilos; aqueles que estimulam e aqueles que podem provocar uma cicatrização. Isso precisa ficar muito nítido.

Magma Power Growth Factors, Urbano Spa Black. Grandha Hair Therapy, lançamento em 12/03/2018, no Centro Técnico Mart'bel.

O Magma Power Growth Factors possui os fatores de crescimento IGF, VEGF e BFGF.

Para Crescimento Capilar, Consideremos Todas as Opções

Por isso que o microagulhamento nem sempre será a melhor opção. A melhor opção sempre será promover uma regeneração, uma biomodulação, eliminando o processo inflamatório. Por isso que nós –eu, entre outros colegas de profissão – insistimos tanto sobre a necessidade de retirar a inflamação, melhorar casos de descamação, entre outras coisas.

Então, o que precisa ficar claro: o microagulhamento é uma ferramenta para a terapia capilar. Não se trata de um mecanismo de utilização única e nem sempre é a melhor estratégia. A melhor estratégia nunca será somente promover inflamação no couro cabeludo.

Compreender o Couro Cabeludo é Essencial

O couro cabeludo, fisiologicamente, já é um local caracterizado por processos inflamatórios, seja via estresse, exposição solar, entre outros fatores físicos e químicos que provocam inflamações. Essas inflamações podem diminuir o crescimento do cabelo ou promover o aumento da queda.

Crescimento Capilar e Microagulhamento: Conclusões

Minha dica: o microagulhamento é bom? Sim, é bom, desde que seja uma pré-condição de terapia capilar antes, com mecanismos não-invasivos. Fatores de crescimento são essenciais.

Observações finais: Folículo piloso não promove crescimento de cabelo sem fatores de crescimento ou superexpressões gênicas, mas nós temos isso via microagulhamento, laser e alguns cosmecêuticos, como por exemplo, o Magma Power, que eu já orientei no meu artigo anterior.


Eduardo Motta é terapeuta capilar pós-graduado em Tricologia e Terapia Capilar Avançada pela Universidade Anhembi Morumbi, tricologista pelo IAT, docente da ABT e professor da pós-graduação em tricologia da Universidade Anhembi Morumbi.

Acompanhe nossas atualizações e novidades no Facebook Grandha.

Grandha Instagram. @grandhabrasil, siga-nos no Instagram.

Outros Artigos